Ana Maria Pereirinha

Author avatar
Pedro Almeida Vieira|08/08/2024

Na quarta sessão de BIBLIOTECA DO PÁGINA UM, Pedro Almeida Vieira conversa com a (ex-)editora e tradutora Ana Maria Pereirinha.



Pelas suas mãos e olhos, passaram muitos textos e muitas ânsias de escritores. Durante mais de duas décadas, Ana Maria Pereirinha esteve de corpo e alma no desafiante (e por vezes angustiante) mundo da Literatura, como assistente editorial e editora da Temas & Debates, da Quidnovi e, mais recentemente, da Planeta.

Nos últimos anos, dedicando-se mais à organização de eventos culturais (e sobretudo nas belas-artes, na Galeria Monumental, ao lado de Manuel San-Payo), tem sido a tradução que mais a liga à Literatura.

Ana Maria Pereirinha fotografada na Biblioteca do PÁGINA UM.

Nesta conversa descontraída, onde até se recordam pequenos ‘conflitos’ particulares entre editora e escritor, Ana Maria Pereirinha aborda as suas relações com a Literatura, a busca (e a ascensão e queda) de novos talentos, bem como as vitórias e as frustrações de quem lê antes dos leitores, não esquecendo os seus ‘pecados’ de adolescência.

De entre as obras patentes na BIBLIOTECA DO PÁGINA UM, Ana Maria Pereirinha escolheu, para sugerir a leitura, “Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano, um original de 1844, e ainda o romance ‘As mulheres da Fonte Nova’, de Alice Brito, publicado em 2012.

Pormenor da livros da biblioteca ‘caseira’ de Ana Maria Pereirinha.

Partilhe esta notícia nas redes sociais.