Pedro Almeida Vieira
"Erros, equívocos, legalidade e respeito no PÁGINA UM"

MANUEL PINTO COELHO
Rosto da Medicina Anti-Envelhecimento em Portugal, Manuel Pinto Coelho conta com uma prática clínica que atravessa cinco décadas, sendo também autor de 16 obras sobre temas de Saúde, algumas das quais se tornaram bestsellers. Nesta entrevista ao PÁGINA UM, deixa críticas ao conceito redutor de que um médico serve apenas para passar receitas e tratar doenças, sublinhando antes a importância da prevenção e da literacia para uma vida longa e saudável. Mas nesta longa conversa há também espaço para revisitar a pandemia de covid-19 e as suas vacinas, que, segundo Pinto Coelho, “vieram dar má fama” às vacinas clássicas. E não faltam elogios às recentes políticas de Saúde Pública nos Estados Unidos, bem como à acção de Robert F. Kennedy Jr., que, segundo afirma, já conseguiu que as grandes multinacionais da indústria alimentar eliminassem certos aditivos nocivos.
JORNAL DE LETRAS 'PERTENCE' AO NOVO BANCO
O dono da Trust in News, Luís Delgado, um empresário caído em desgraça e que se encontra a cumprir uma pena suspensa de 5 anos, está a 'queimar os últimos cartuchos' para travar novas execuções por dívidas fiscais. Ontem, Delgado avançou com uma acção de oposição no Tribunal de Sintra para tentar bloquear uma acção de execução do Fisco. Há três semanas, tinha intentado um processo de impugnação no Tribunal Tributário. Estas acções surgem quando o seu plano de insolvência está por um fio, depois de o dono da empresa de media ter incumprido com as condições do plano. Entretanto, prossegue a greve de trabalhadores do grupo. E o Jornal de Letras está em risco de terminar ao fim de 45 anos. O título já está penhorado e 'pertence' ao Novo Banco, um dos credores da TIN.
As unhas do Serafim cravam-se em Filipe Santos Costa, o jornalista que hoje troça de políticos na CNN Portugal, mas há quatro anos ronronava docemente aos do Partido Socialista.
O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro.
ANÁLISE: QUE FUTURO PARA PORTUGAL?
Portugal cresce, sim — mas de forma desordenada, desigual e sem planeamento. O tempo das diatribes ideológicas passou: agora exige-se planeamento, coesão e responsabilidade. Uma análise de Pedro Almeida Vieira.
CHEGA APROVEITOU RANKING MANIPULÁVEL PARA PROMETER LIMPAR 'GUETO DE LISBOA'
Apesar de as estatísticas oficiais colocarem a Amadora com índices de criminalidade abaixo da média nacional — e muito aquém de Lisboa e Porto —, o candidato do Chega à autarquia local, Rui Paulo Sousa, aproveitou um ranking da plataforma colaborativa NUMBEO para apresentar a cidade como uma das mais inseguras da Europa. Mas uma investigação do PÁGINA UM revela que esse ranking é facilmente manipulável: bastaram 27 contributos anónimos este ano — muitos deles inseridos apenas este mês — para projectar a Amadora, que nem constava da lista em 2024, para o 17.º lugar europeu.
REPORTAGEM DE BOŠTJAN VIDEMŠEK SOBRE OS 30 ANOS DO MAIS HORRÍVEL MASSACRE DA GUERRA DA BÓSNIA
Reportagem do jornalista Boštjan Videmšek em Srebrenica, numa altura em que se recorda o genocídio ocorrido há precisamente 30 anos. As marcas e as feridas permanecem vivas nos familiares das vítimas e nos que sofreram na pele os horrores que tiveram lugar há três décadas. O genocídio ocorreu entre 11 e 20 de Julho de 1995.
MUSE
Crónica de um jornalista neófito em festivais, que andou 26 anos para ver os britânicos Muse ao vivo.
O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro.
CORREIO MERCANTIL DE BRÁS CUBAS
Joana Marques defende que “humor que não ofende não existe”. Brás Cubas concorda com o culto — e segue para a liturgia, com ironia, ofensa e sarcasmo
Pedro Almeida Vieira
Pedro Almeida Vieira
Pedro Almeida Vieira
Pedro Almeida Vieira
Elisabete Tavares
Luís Gomes
Pedro Almeida Vieira
MARCA ENVOLVIDA EM ESCÂNDALOS 'DESAPARECE' 10 ANOS DEPOIS DA COMPRA DA PT
Dez anos após a Altice ter comprado a antiga Portugal Telecom por 5,7 mil milhões de euros, o nome do grupo de Patrick Drahi desapareceu da fachada do histórico edifício nas Picoas, em Lisboa. A marca Meo passa agora a ser o único rosto visível da operação portuguesa daquele empresário, numa altura em que a empresa está envolvida em casos de investigação judicial e enfrenta graves dificuldades financeiras a nível global. Este será um sinal da possibilidade de a Altice Portugal de mudar de mãos.
RUI SANTOS IVO ACUMULA LIDERANÇA DA AGÊNCIA EUROPEIA DO MEDICAMENTO
O PÁGINA UM interpôs uma acção no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa para exigir a aplicação de uma sanção pecuniária compulsória ao presidente do Infarmed por incumprimento reiterado de um acórdão judicial relacionado com a base de dados das reacções adversas às vacinas contra a covid-19.
GASTO DE 343 MIL EUROS PELO MUNICÍPIO DOS AÇORES EQUIVALE A 49 MILHÕES DE EUROS EM LISBOA
Nos Açores, onde a pobreza estrutural atinge níveis alarmantes, a autarquia da Calheta, na ilha de São Jorge, decidiu que o essencial, para os seus 3.500 habitantes, era um festival de música de cinco dias, com artistas nacionais e até uma estrela internacional, o irlandês Gavin James. Gastou 343 mil euros num ajuste directo, cerca de 4% do orçamento de um só ano.
NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS ATINGE MÁXIMO DESDE 1991
Os subsídios de doença pagos pela Segurança Social atingiram, em 2024, um novo máximo histórico: 962,1 milhões de euros, segundo dados hoje divulgados pelo INE. O número de beneficiários ultrapassou os 845 mil, mais 131 mil do que em 2020. Este crescimento, não acompanhado por um aumento proporcional da população activa, e a pressão sobre as contas públicas está, assim, a intensificar-se.
EDITORIAL DE PEDRO ALMEIDA VIEIRA
A pretexto da reacção de Luís Ribeiro sobre a escrita de artigos noticiosos em cumprimentos de contratos de marketing.
O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro.
32 MESES DE LUTA CONTRA O OBSCURANTISMO CIENTÍFICO
Foi preciso uma sentença, um acórdão e um pedido de aplicação de sanção pecuniária compulsória. O PÁGINA UM revela (e apresenta uma avaliação individual) dos 52 relatórios do Instituto Superior Técnico escondidos durante 32 meses pelo seu presidente, Rogério Colaço.
PÁGINA UM COLOCA NOVA INTIMAÇÃO NO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO
São centenas de dados eliminados em actas do Conselho Superior da Magistratura, segundo critérios incompreensíveis, usando, em muitos casos, o célebre 'XXX'. Nomes de juízes castigados, com más classificações ou com processos em atraso, são expurgados.
NOS BASTIDORES DO NOS ALIVE
Na véspera de um dos mais conhecidos festivais portugueses de música, visitámos os bastidores do NOS Alive.
O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro.
PINDORAMA
Um conto do escritor brasileiro Lourenço Cazarré, sempre aos domingos, quinzenalmente.